Como usar os riscos da profissão de Caminhoneiro para acelerar a aposentadoria.

Os motoristas são pessoas muito trabalhadoras, que amam sua profissão mesmo enfrentando diariamente muitos riscos. Por este fato possuem uma aposentadoria especial do Caminhoneiro.

Os riscos que correm a todo momento são um pesadelo para os motoristas, mas principalmente para suas famílias que lhe aguardam voltar para casa.

Os principais riscos aos quais os Caminhoneiros enfrentam e que pode refletir na hora de se aposentar são:

Acidentes de trânsito


Este é um risco muito comum para quem vive na estrada. Todo Caminhoneiro pelo menos alguma vez já presenciou ou participou de algum acidente com caminhão.

Os acidentes de trânsito são fatores que não dependem apenas da nossa conduta, mas sim dos outros motoristas que transitam nas estradas, por isso algumas vezes se tornam inevitáveis.

Falta de atenção, excesso de sono e uso de drogas como álcool, rebites, entre outros são os principais causadores de acidentes hoje em dia.

woman driving car

Drogas


O problema com drogas ainda que proibido, é frequente entre os motoristas de caminhão, seja para aliviar o estresse, o cansaço, ou até mesmo para se manter acordado na tentativa de evitar acidentes.

Doenças


As doenças que acometem os Caminhoneiros podem ser tanto físicas por esforços repetitivos, ou mentais por fatores sociais.

Sabemos que conviver longe de casa, da família e amigos nunca é uma tarefa fácil. A saudade é um empecilho que os Caminhoneiros precisam lidar diariamente.

Perder datas e momentos importantes junto de pessoas que amamos é muito doloroso, e com o passar do tempo isso pode ser muito prejudicial, evoluindo até para uma depressão ou crises de ansiedade por exemplo.

O estresse por não achar local para dormir e ir ao banheiro, o cansaço por não conseguir descansar o suficiente, e os momentos de tensão vividos na estrada, são facilmente identificados como causadores de problemas maiores a longo prazo.

Muitos Caminhoneiros acabam precisando tomar remédios controlados para sanar estes problemas. E como citado acima também recorrem ao uso de drogas para aliviar estes sintomas.

As doenças ocupacionais que mais acometem os motoristas de caminhão são:

  • Problemas na coluna, por passarem grande parte do tempo sentado, e ainda o balançar do caminhão que acaba intensificando;
  • Doenças respiratórios por contato com agentes químicos (cargas);
  • Problemas na visão por estar sempre forçando para enxergar na estrada, seja de dia pela claridade, ou a noite por falta de iluminação.

Por todos estes fatores acima podemos dizer que os Caminhoneiros são grandes guerreiros por enfrentarem tantas situações de risco.

CLIQUE AQUI e leia mais sobre “ CAMINHONEIROS: riscos da profissão podem refletir na aposentadoria”

Como acelerar minha aposentadoria sendo caminhoneiro?

Como forma de agradecimento a estes profissionais, eles possuem direito de se aposentar mais cedo do que algumas outras categorias.

Isso mesmo! Muitos Caminhoneiros não sabem disso, mas alguns possuem direito a Aposentadoria Especial e podem acelerar sua aposentadoria em 10 anos se for homem, e 5 anos se for mulher.

LEIA MAIS EM “QUAL A IDADE CORRETA PARA SE APOSENTAR COMO CAMINHONEIRO”

A aposentadoria especial do Caminhoneiro possui muitas vantagens sobre os outros tipos de benefícios previdenciários. Por exemplo redução do tempo de contribuição, isenção de idade mínima e do fator previdenciário.

Na Aposentadoria normal por tempo de contribuição o profissional precisa trabalhar/contribuir, por 35 anos caso seja homem, e 30 anos se for mulher para ter direito a se aposentar por tempo de contribuição.

Já na Aposentadoria especial para os Caminhoneiros esse tempo diminui para 25 anos de contribuição, para ambos os sexos. (Desde que comprovado a exposição a agentes insalubres sobre todo o período de 25 anos).

closeup photo of black analog speedometer

E o melhor, não possui a aplicação do fator previdenciário, que nada mais é do que uma soma de quanto mais novo você é menor será o valor mensal da sua aposentadoria.

Para saber tudo sobre Fator Previdenciário CLIQUE AQUI

PORÉM PARA CONQUISTAR ESSA APOSENTADORIA ESPECIAL NÃO É TÃO FÁCIL QUANTO PARECE!

Lembrando que isso era até a data de 13/11/2019, que foi a reforma previdenciária, mas saiba que quem completou os requisitos até essa data, possui o direito adquirido. Caso não tenha completado totalmente, pode ser que você tenha direito a uma das regras de transição, e igual se beneficiar de alguma forma.


Igual, mesmo após a reforma previdenciária é possível se aposentar, porém terá que possuir um tempo a mais de contribuições, por exemplo cumprindo um pedágio (tempo a mais de contribuição). Tem casos que serão necessários atingir a pontuação, (soma da idade mais o tempo de contribuição), outros ainda conseguirão alcançar a aposentadoria sem idade mínima.

Seus direitos divididos em duas datas importantes:

Antes de 1995, era previsto na legislação a atividade de motorista. Portanto, comprovando que era Motorista de Caminhão em regra já tinha direito a Aposentadoria Especial.

Depois de 1995, ainda é possível contar o tempo como sendo em atividade especial. Mas para se ter direito após essa data, somente comprovando exposição aos agentes insalubres.

Saiba mais em “SOU CAMINHONEIRO, TENHO DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL?”

E é aí que começam os maiores problemas, pois nem todo caminhão atualmente está sendo considerado como insalubre. Um dos grandes motivos foi a redução do ruído nos caminhões.

Mas de qualquer forma, deve-se buscar sempre a melhor aposentadoria. Entenda tudo sobre a Aposentadoria Especial e a Reforma Previdenciária.

E como comprovo insalubridade para ter direito a me aposentar mais cedo?

Por meio de documentos fornecidos pela empresa na qual você trabalhou, ou se for autônomo, também existem maneiras de comprovar.

São dois documentos principais que você irá precisar apresentar junto ao INSS, o formulário PPP e o laudo LTCAT.

Mas caso queira saber mais sobre estes documentos CLIQUE AQUI

Não possuo os 25 anos trabalhados m ambiente insalubre, o que eu faço?

Outro ponto positivo na profissão de Caminhoneiro, e que te fará se aposentar mais rápido, é a conversão do tempo insalubre.

Mas como funciona isso?

Essa regra que vou contar abaixo, vale para períodos trabalhados até 11/2019:


Digamos que você trabalhou apenas 10 anos em ambiente insalubre, ou seja não completou os 25 anos necessários, porém possui os requisitos básicos para outro tipo de benefício. Portanto você poderá ter direito a uma aposentadoria digamos “mista”.

Isso acontece, pois, cada ano de trabalho em atividade especial, valerá 40% a mais no tempo para os homens, e 20% a mais no tempo para as mulheres.

Ou seja, todo tempo trabalhado em atividades especiais, mesmo que não seja todos os 25 anos, pode te deixar mais perto da aposentadoria. Vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 01: Ricardo trabalhou por 10 anos como caminhoneiro. Para a previdência social esse tempo, se convertido, em regra contará como 14 anos, pois tem o adicional de 40%.

Exemplo 02: Ana trabalhou por 10 anos como motorista de caminhão antes de 1995. Para a previdência social, se convertido, em regra esse tempo contará como 12 anos, pois tem o adicional de 20%.

Conclusão

Sendo assim, você Caminhoneiro poderá se aposentar mais cedo, seja com a aposentadoria especial pura (direito adquirido para quem completou os requisitos até 11/2019), ou por conversão de um período insalubre, ou ainda nas regras após a reforma, seja de transição ou definitiva. Para tanto, você deverá encaminhar da maneira correta com a documentação que comprove os requisitos necessários para as conversões. E além de acelerar sua aposentadoria você ainda tem outras vantagens na aposentadoria, como já citado acima.

Advogado previdenciário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *