Estou aqui para te ajudar a solucionar os problemas que ocorrem na hora de juntar os documentos para a aposentadoria do Caminhoneiro.
Primeiramente você precisa saber quais são as queixas que mais recebo no escritório referente a juntada da documentação para a aposentadoria do caminhoneiro.
Maiores dificuldades dos Caminhoneiros em juntar os documentos:
São vários documentos que você precisará para entrar com o pedido da sua aposentadoria, e por este fato, muitas vezes acaba sendo complicado conseguir reunir todos eles.
Para ler mais sobre os documentos necessários para se aposentar como Caminhoneiro CLIQUE AQUI
Carteira de trabalho
Você pode ter problemas na carteira de trabalho, pois é muito comum de acontecer a perca da CTPS, conter rasuras nas páginas ou até mesmo se tornar ilegível ao longo dos anos.
Mas sem a carteira de trabalho, você pode encontrar dificuldades para comprovar alguns de seus vínculos, porque muitas vezes no sistema do INSS não constam todos os seus períodos.
Solução:
A minha dica para você que perdeu a CTPS é que confira as informações que terão no seu CNIS (Extrato previdenciário) fornecido pelo INSS.
Caso haja divergência em alguma data, ou informação no seu CNIS, você terá que ir um pouco mais além.
Em última opção, mas um pouco mais complicada, você terá que ir até as empresas nas quais você trabalhou para pedir um comprovante do seu vínculo com a empresa.
Mas referente aos cuidados indico que você guarde sua carteira de trabalho em uma pasta longe de umidade, para não ocorrer rasuras.
Leia mais em “dificuldades de juntar a documentação para aposentadoria do caminhoneiro”
Notas de frete
As notas de frete também são documentos complicadas de juntar, pois como são muitas, por descuido ou por não saber a importância deste documento, os Caminhoneiros acabam não as guardando.
Mas as notas de fretes são fundamentais para a concessão da aposentadoria do Caminhoneiro autônomo.
Solução:
A partir de agora, separe uma pasta em seu caminhão para colocar somente as notas de frete, as antigas que você já tiver, e também as novas, e sempre confira as informações que contém nela.
Então quando chegar a hora de reunir os documentos para se aposentar você terá todas as notas de frete guardadas e sem rasuras.
CAMINHONEIRO, QUERO AJUDAR VOCÊ A NÃO PERDER TEMPO NEM DINHEIRO NA HORA DE SE APOSENTAR, PORTANTO CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E TENHA ACESSO COMPLETO ÁS DICAS QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!
Se você quer converter em aposentadoria especial, precisará apresentar estes documentos:
Formulário PPP e LCAT
Posso lhe garantir que os documentos mais difíceis de conseguir são os formulários PPP e LTCAT, pois quem os emitem são as empresas nas quais você já trabalhou, e você dependerá delas. Lembrando que nem sempre as empresas ainda estarão ativas, e é por este motivo que muitos Caminhoneiros encontram dificuldades.
Pode acontecer também da empresa não fazer estes formulários porque eles geram custos, como por exemplo a contratação de um Engenheiro do trabalho para emitir os laudos. Mas como já citado acima é obrigatoriedade da empresa fornece-los, portanto caso você não consiga pega-los a empresa pode ser multada, e isso irá atrasar sua juntada da documentação.
Solução:
Calma, se a empresa estiver inativa, existem alternativas de comprovar a insalubridade, até com os próprios vínculos de trabalho, é um pouco mais complexo, mas é possível.
Na verdade, quando o empregado sair da empresa, a mesma já deve fornecer estes laudos se houver insalubridade, mas a maioria não faz isso, e pelo fato do trabalhador não ter conhecimento sobre a importância deste documento acaba não solicitando.
A minha dica é que se você estiver próximo de se aposentar não deixe para ir busca-los nas empresas na última hora, pois podem acontecer imprevistos que irão atrasar sua aposentadoria!
Então comece desde agora a solicitação destes laudos, pois as vezes é um pouco demorado.
Você viu como é complexo reunir todos estes documentos?
Para saber os 5 problemas que os Caminhoneiros mais enfrentam CLIQUE AQUI
Mas não desista, sem eles você jamais vai conseguir sua tão sonhada aposentadoria, do contrário, poderá ter o valor mensal da sua aposentadoria reduzido por este fator.
PREPAREI UM PASSO A PASSO COMPLETO E GRATUITO DE PRESENTE PARA VOCÊ CAMINHONEIRO, E NELE ENSINO COMO NÃO PERDER TEMPO NEM DINHEIRO NA HORA DE SE APOSENTAR. SÃO DICAS FUNDAMENTAIS, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ACESSE.
Contratar um advogado previdenciário ou não?
Sabemos que você pode encaminhar sua aposentadoria totalmente sozinho, mas uma dica para que dê tudo certo na juntada de documentos para a aposentadoria do Caminhoneiro é que você procure um advogado especialista em direito previdenciário.
Somente ele vai saber lhe instruir de forma correta e segura sobre quais os documentos que você precisará reunir para se aposentar, pois cada caso é um caso.
Portanto uma pessoa que já trabalha nessa área, ajudará muito a você organizar os seus principais documentos exigidos pelo INSS, bem como, realizar o requerimento da maneira mais correta possível.
E isso, te adiantará muito tempo depois, já que cada vez mais, a Previdência Social está sendo exigente com a comprovação das atividades especiais.
Além do mais, o advogado previdenciário possui conhecimento para analisar minuciosamente o seu caso, e ferramentas para calcular o seu tempo de contribuição, bem como simular o valor mensal que você ganhará.
Portanto ele saberá lhe instruir sobre o melhor a fazer no seu caso.
Conclusão
Todo problema parece difícil, mas sempre terá uma solução.
Como possuo bastante prática em direito previdenciário lhe dei algumas dicas que farão você economizar tempo na hora de se aposentar, e espero que elas sejam úteis para você!
Sempre recebo muitas dúvidas a respeito da documentação, pois muita gente não sabe por onde começar, e acredito que este texto seja essencial para você não cometer erros ao começar a reunir a documentação.
Mas quero saber de você, ficou com alguma dúvida a respeito da juntada de documentos para a aposentadoria do caminhoneiro?
Leia mais em ” 5 dicas para o Caminhoneiro conquistar a aposentadoria”
Peço que não fique com dúvidas, querendo pode me enviar um questionamento clicando no botão abaixo que terei o prazer em lhe responder.
Enfim como recebo muitos contatos, farei o possível para lhe responder o mais breve que eu puder!
Autor Dr. Diego Idalino Ribeiro, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, inscrito como advogado na OAB/RS n 89.724. Possui atuação exclusiva em Direito Previdenciário. Instagram @diegoidalinoribeiro F: 51 981912071 Whats