A aposentadoria é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa, e não seria diferente para os caminhoneiros, que trabalham durante a vida toda em uma profissão com muitos riscos.

A aposentadoria dos Caminhoneiros traz muita tranquilidade, sossego e momentos únicos com a família, fatores esses que há muito tempo não acontecem em virtude da correria da profissão.
Sem contar na renda, que pode ser multiplicada caso o motorista opte por continuar trabalhando, e ainda receber o valor mensal de aposentadoria. Pense só em quanta coisa você se privou de fazer, e agora poderá faze-las tranquilamente.
Mas antes de realmente se aposentar existem problemas muito comuns de acontecerem, que podem tirar seu sono.
Problemas comuns na hora de se aposentar.
Protocolando o pedido no INSS.
O INSS foi criado, entre tantos motivos para atender os segurados, portanto não há necessidade de um advogado para encaminhar a sua aposentadoria, sendo que você pode entrar com o pedido sozinho direito por alguma Agência do INSS.
Não é porque eu sou advogado que irei dizer que você necessariamente precisa contratar advogado.
Então se você encaminhar a sua aposentadoria e correr tudo bem, ótimo, deveria ser assim em todo pedido de aposentadoria.Porém como meu dever, devo lhe alertar que pode acontecer diversas situações, que farão toda diferença se você iniciar desde o início sozinho.
Atualmente o INSS está enviando carta para quem já preencheu os requisitos para se aposentar, ou pedindo que protocole o pedido diretamente pelo site “MEU INSS”.
Porém muitas dessas aposentadorias concedidas de forma automática, estão com o valor mensal reduzido. Mas isso ocorre porque o INSS utilizou somente o tempo que aparecia em seu sistema. Quando na verdade deveria ter conferido toda a documentação do segurado, e ver se não possui também outros períodos de trabalho.
Em alguns casos sequer é conferida a carteira de trabalho.
Problemas com a CTPS
Muitas pessoas possuem a carteira de trabalho assinada, porém o empregador não efetuou as devidas contribuições e o trabalhador nem sabe.
Também outro fator que dificulta a concessão da aposentadoria é não possuir mais a carteira de trabalho ou a mesma estar com rasuras. Isso fará diferença na aposentadoria, pois poderá ter o vínculo de trabalho não contado.
Erros no sistema do INSS
Como já mencionado, é comum não constar todas as suas contribuições no sistema do INSS, o famoso CNIS, ou ainda existir pendencias neste extrato, que devem ser corrigidas antes de se aposentar.
Do contrário, estas contribuições não serão somadas no seu tempo de contribuição, e farão você perder tempo e dinheiro.
O problema de não somar todas suas contribuições é muito maior do que você pode pensa.
Pois isso reflete e muito na aposentadoria dos caminhoneiros, porque em muitos casos afeta o fator previdenciário, e não somar todas as contribuições acaba reduzindo o valor mensal da aposentadoria.
Se quiser saber mais sobre fator previdenciário CLIQUE AQUI
Insalubridade: se você possui deve provar
Sabemos que para o Caminhoneiro ter direito a aposentadoria especial ele precisa comprovar exposição a ambiente insalubre por no mínimo 25 anos, mais a pontuação (idade + tempo de contribuição).
De qualquer forma, você comprovando a atividade especial, poderá reduzir em até 10 anos o tempo de contribuição do Caminhoneiro, alcançando uma aposentadoria mais cedo, comparado com a aposentadoria normal por tempo de contribuição.
Quem não completou os requisitos até a data da reforma previdenciária, poderá ver se você se encaixa em alguma regra de transição pagando um tempo a mais de contribuições previdenciárias.
Mas lhe garanto que comprovar a insalubridade nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os documentos necessários PPP e LTCAT são fornecidos pelas empresas nas quais você já trabalhou
Vou lhe explicar brevemente o que são estes formulários, mas caso queira saber melhor sobre os documentos de cada um deles CLIQUE AQUI
PPP
Nos lugares em que você trabalhou contratado ou empregado, é necessário obter o Perfil Profissiográfico Previdenciário, nele irá constar quais os agentes nocivos à saúde você estava exposto, bem como, a atividade e o período laborado.
LTCAT
Laudo técnico das condições de ambiente do trabalho é um documento que registra os agentes nocivos à saúde ou a integridade física dos trabalhadores, que será usado para comprovar a exposição aos agentes nocivos.
Portanto ambos os documentos são fundamentais para provar que você esteve exposto a agentes nocivos para sua saúde, bem como provar o tempo em que você trabalhou desta forma.
Como é a empresa que precisa fornecer estes documentos, muitas vezes você acaba tendo dificuldades, porque já foram extraviados ou porque a empresa não existe mais, entre outros fatores.
Mas posso lhe garantir, que sem eles você não conseguirá provar insalubridade e provavelmente não vai conseguir se aposentar de forma especial e usufruir das vantagens que esse benefício previdenciário possui.
Para saber mais sobre a aposentadoria especial do Caminhoneiro CLIQUE AQUI
Perder o valor dos seus atrasados.
É fundamental levar sempre toda a documentação de forma correta desde o início, do contrário pode ter seu pedido negado ou ter que refaze-lo, e este é mais um dos pontos positivos de ter um advogado, pois o mesmo irá instrui-lo quanto aos documentos corretos.
Isso é muito comum, e o maior problema de ter que refazer todo o pedido é a perda dos atrasados.
Todo mundo sabe que estes procedimentos no INSS são muito demorados, e podem levar mais de 1 ano para finalizar toda a análise de aposentadoria.
Eu acredito que ninguém quer chegar ao final e ter que começar tudo de novo, certo? Mas isso pode acontecer caso ocorra erros na documentação
Imagine que prejuízo perder 12 meses de benefício!
Vou te dar um exemplo que fiz, de um cálculo simples de uma aposentadoria por tempo de contribuição no valor de R$ 1.500,00 mensais, em 12 meses, chegaria numa PERDA DE R$ 18.000,00 MIL REAIS
Mas afinal, como conseguir a tão sonhada aposentadoria?
O grande segredo para conquistar a aposentadoria dos caminhoneiros (especial) é a produção de provas, pois elas são fundamentais para a concessão da sua aposentadoria especial.
Mas agora você já aprendeu várias dicas, você mesmo irá decidir por contratar ou não um advogado.
Porém você que já encaminhou ou até mesmo já se aposentou, saiba que nem tudo está perdido, para tanto aconselho que um advogado com experiência na área faça uma análise de revisão na sua aposentadoria, para saber se você está recebendo mesmo todos os seus direitos.
LEIA MAIS em “Sou caminhoneiro, tenho direito a aposentadoria especial?”
Portanto ficou com alguma dúvida durante a leitura do texto sobre a aposentadoria dos caminhoneiros? Pode deixar um comentário no post, e compartilhe com os seus amigos. Grande abraço.


Autor Dr. Diego Idalino Ribeiro, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, inscrito como advogado na OAB/RS n 89.724. Possui atuação exclusiva em Direito Previdenciário. Instagram @diegoidalinoribeiro F: 51 981912071 Whats