O que é aposentadoria por pontos 85/95?

 

Provavelmente você já ouviu falar sobre a aposentadoria por pontos 85, 95, mas afinal, o que são esses pontos?

 

E MELHOR, VocÊ sabia que não precisa alcançar a pontuação para se aposentaR!

 

Os pontos nada mais são do que a soma da idade + tempo de contribuição.

 

Na verdade, não é uma modalidade nova de aposentadoria por pontos, mas entende-se como um melhoramento da aposentadoria por tempo de contribuição.

 

Para resumir, quem atinge a aposentadoria por pontos, ou melhor a pontuação, atualmente até 30/12/2018 é 85 pontos para a mulher e 95 pontos para o homem. Neste caso não terá o fator previdenciário aplicado na sua aposentadoria.

 

Fator previdenciário é uma forma de cálculo do benefício que costuma reduzir o valor da aposentadoria.

 

Para entender mais sobre o que é Fator previdenciário acesse o link SAIBA O QUE É FATOR PREVIDENCIÁRIO

 

Mas antes de adentrar nos pontos. Você precisa lembrar que é uma complementação a aposentadoria por tempo de contribuição. Ou seja, não precisa atingir a pontuação para se aposentar, mas vamos esclarecer.

 

Portanto, necessariamente você deve saber que precisa possuir os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição. Ou seja, 30 anos de contribuição para a mulher ou 35 anos de contribuições para o homem.

 

Cabe lembrar que não precisa ter uma idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição. Porém neste caso será aplicado na sua aposentadoria o Fator Previdenciário.

 

Agora, voltando ao assunto anterior, se você somar este tempo de contribuição, mais a sua idade e atingir a pontuação 85/95, não terá o fator previdenciário.

 

E não ter o fator previdenciário é muito bom, pois em certos casos, o aumento no valor final da aposentadoria pode ser muito alto.

 

Lembrando que a soma de sua idade e de seu tempo de contribuição, pode ser na forma de frações. Desta forma, não precisa exatamente completar ano fechado de idade ou de tempo de contribuição, podendo ser contado fracionado (meses) este tempo.

 

Agora vamos dar exemplos práticos:

 


– Somando minha idade, mais o tempo de contribuição e totalizando os pontos, posso me aposentar?  

 

Depende. Antes de você começar a somar seus pontos precisamos lembrar da regra essencial da aposentadoria por tempo de contribuição. Onde o tempo de contribuição deverá ser maior ou igual que 30 anos para mulher, ou 35 anos para o homem.

 

Veja alguns exemplos de soma de pontos, ainda neste ano de 2018, pois depois irá mudar os pontos. Nada que assuste, mas logo eu explico:

 

Laura possui 54 anos de idade e 31 anos de contribuições, totalizando 85 pontos. Neste exemplo ela poderá se aposentar sem a aplicação do fator previdenciário.


Henrique possui 59 anos de idade e 36 anos de contribuições, totalizando 95 pontos. Ele poderá se aposentar sem a aplicação do fator previdenciário.

 

Andreia possui 57 anos de idade e 28 anos de contribuições, totalizando 85 pontos. Neste exemplo ela NÃO poderá se aposentar, pois ainda que tenha completa os pontos, ela não completa o tempo mínimo de contribuição para a aposentadoria por tempo de contribuição, que para as mulheres são 30 anos de contribuições.

 

Marcelo possui 62 anos de idade e 33 anos de contribuições, totalizando 95 pontos. Ainda que tenha completado os pontos, ele não completa o tempo mínimo de contribuição para a aposentadoria por tempo de contribuição, que para os homens são 35 anos de contribuições.

 

– Mas afinal, eu preciso mesmo atingir estes pontos para me aposentar?

 

Claro que não. Você poderá se aposentar por tempo de contribuição, bastando ter 30 anos de contribuições para a mulher ou 35 anos de contribuições para o homem. Não importa a idade que possui. Mas neste caso incidirá o fator previdenciário, que provavelmente reduzirá o valor de aposentadoria.

 

Mas a dica é, independentemente de ter atingido a pontuação ou não. O essencial é realizar uma simulação de tempo de contribuição e valor da aposentadoria para ver se vale a pena pegar a aposentadoria agora ou segurar para mais tarde.

 

Isso se chama Planejamento de aposentadoria.

 

Querendo saber mais, pode acessar o Link QUAL A IDADE CORRETA PARA CONQUISTAR A APOSENTADORIA?

 

Lembrando que dia 31 de dezembro de 2018, os pontos irão mudar conforme a Lei nº 13.183. Irá para 86 pontos necessários para a mulher e 96 pontos para o homem, tornando um pouco mais difícil.

 

Portanto, ainda estamos na melhor época para se aposentar.

 

QUERO TE DAR UMA DICA DE COMO SE APOSENTAR MAIS CEDO E DE FORMA INTEGRAL

 

Existem formas de se aposentar mais cedo. Não precisando completar exatamente os 30 anos de contribuições para a mulher ou 35 anos para o homem. Isto ocorre de diversas formas, uma das formas é utilizando tempo insalubre.

 

A DIFERENÇA DO TEMPO INSALUBRE NA APOSENTADORIA E A APOSENTADORIA ESPECIAL

 

aposentadoria especial, é um benefício garantido ao trabalhador, homem ou mulher, exposto a algum tipo de agente nocivo. Ou ainda que trabalha em condições que o coloque em risco à sua saúde ou a sua integridade física.

 

Pode se dar como exemplo o frio, calor, ruído, agentes biológicos, produtos químicos, entre outros presentes em lei.

 

O tempo necessário para se aposentar como especial, varia entre 15 ou 20 anos para trabalhadores em mineração subterrânea.

 

Porém a mais comum é a aposentadoria especial de 25 anos, que são para os demais casos de trabalhadores em atividades insalubres, ao exemplo:

 

  • Profissionais da saúde (enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem ou laboratório), eletricistas, metalúrgicos e entre outras que possam conter algum agente nocivo à saúde.

 

Desta forma, muitos enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, possuem direito a Aposentadoria especial!

Para entender sobre a aposentadoria, acesse o link: APOSENTADORIA ESPECIAL DO ENFERMEIRO- Você sabia que o profissional da enfermagem tem direito a aposentadoria especial?

 

Para ajudar você enfermeiro ou enfermeira que nas horas mais difíceis, estão de prontidão para nos atender. Montei um E-book completo, explicando, de forma simples e eficiente, a aposentadoria para os enfermeiros.

 

Neste e-book, também dou várias dicas de como antecipar a aposentadoria. Usando de outras formas, como por exemplo o tempo Rural.

 

Conto ainda no e-book, uma situação muito comum na rotina do enfermeiro que é trabalhar em duas jornadas (atividades concomitantes). Muitos não sabem, mas isso pode dar bastante diferença na hora do cálculo da aposentadoria. Ou melhor, revisar de quem já está aposentado.

 

E-BOOK COMPLETO GRATUITO: A APOSENTADORIA DOS ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM. clique abaixo:

Autor Dr. Diego Idalino Ribeiro, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, inscrito como advogado na OAB/RS n 89.724. Possui atuação exclusiva há mais de 5 anos em Direito Previdenciário, sempre buscando aperfeiçoamento para melhor atender seus clientes

Autor Dr. Diego Idalino Ribeiro, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, inscrito como advogado na OAB/RS n 89.724. Possui atuação exclusiva há mais de 5 anos em Direito Previdenciário, sempre buscando aperfeiçoamento para melhor atender seus clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *